sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como não poderia deixar de ser, vou ter que falar aqui sobre meu vício, não tem outro jeito. Vício, vocês sabem, toma conta da vida da gente e não deixa espaço pra mais nada. De modos que este é o primeiro de muitos relatos que virão sobre essa vida sofrida de viciada. Vou recomeçar então, da forma correta:

Oi, eu sou a Livia e estou há 3 dias sem ler. E só por hoje eu vou tentar não ler nenhum livro (que não seja de concurso, né?). Mas é só por hoje meeeeesmo, porque amanhã passarei 2 horas esperando uma conexão no aeroporto e SEM CHANCES de não ler nesse período!

E o último cigarrinho do capeta que fumei livro que li foi  "O mundo pós aniversário", da Lionel Shriver. A Lionel (sim, é uma mulher) também escreveu um dos livros mais incríveis que já li: Precisamos falar sobre Kevin. Sobre este falo mais depois, porque ele é muuuuito bom e merece um relato exclusivo.

Em O mundo pós-aniversário, a autora conta a história de uma mulher casada, Irina, que em determinado momento tem uma escolha a fazer: beijar ou não um outro homem. A partir deste ponto, a autora escreve as duas versões da história, contando o que aconteceu após o beijo, e também o que aconteceu após o não-beijo. A forma como as histórias são conduzidas não nos permite identificar qual delas é a melhor, qual o "caminho certo". Na forma de pequenos detalhes, as duas versões se entrelaçam, e a personagem parece conseguir vislumbrar a outra vida que preteriu.

Falando assim, parece uma história clichê, mas está bem longe de ser. A história é muito bem construída, assim como os personagens, e é difícil não se identificar com as atitudes e pensamentos da protagonista. Além do mais, é muito reconfortante poder confrontar dois desdobramentos de uma escolha e perceber que nenhum é melhor que o outro, são apenas diferentes caminhos, cada um com suas pedras.
Quem estiver vivendo um momento parecido, precisando fazer escolhas, deve ler! Não vai te ajudar a escolher nem decidir, mas vai te ajudar a perceber que não existe "escolha certa".

3 comentários:

  1. Sofro do mesmo vício! Não consigo ir para a cama sem ler ao menos um pezinho de página, qualquer coisa tá valendo! Se for um livro daqueles bem gostosos de ler então... ixi... sou capaz de perder uma noite de sono só para não parar de ler. E mais, fico com a história na cabeça o dia todo. Costumo dizer que eu vivo o livro! E todos os dias eu não vejo a hora de ter aquele tempinho para ler. Bom demais esse vício nosso, né?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Você também fica "de luto" quando o livro acaba? E a raiva que dá quando acaba um livro bom? Eu penso que é menos um bom livro pra eu ler na vida, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. À medida que o livro vai chegando ao final, minha tristeza vai aumentando. E é um sentimento super contraditório, pq quero muito chegar ao final, mas ao mesmo tempo não quero que acabe!!
    Às vezes me dá vontade de ler todos os livros bons de novo, mas ao mesmo tempo penso que estaria "gastando" o tempo de ler novos livros bons.
    É... de fato é um vício estranho!!

    ResponderExcluir